24.1.12

Residência Aberta - Festival Interferências



A SINGULARIDADE DO MÚLTIPLO
Inês Botelho, Martinha Maia, Marta Wengorovius,
Sara Yan, Susana Gaudêncio, Carlos Farinha e João Pedro Silva
Comissária: Teresa Carneiro
3 de Janeiro – 31 de Março de 2012

A Singularidade do Múltiplo é um evento que decorre no âmbito do Interferências – Mostra Pública de Arte, organizado pela Associação Número Arte e Cultura em parceria com o Espaços do Desenho e desenvolvido em co-produção com o Centro Português de Serigrafia, a Galeria Corrente d’Arte e o Metropolitano de Lisboa. Durante este evento os artistas tiveram como ponto de partida a possibilidade de produzir uma série de múltiplos através dos processos de gravura e/ou serigrafia nas oficinas do Centro Português de Serigrafia e, a partir daí, explorar possibilidades de singularidade de cada múltiplo através da intervenção directa ou indirecta em cada desenho. Este trabalho está a ser desenvolvido através de duas residências artísticas a decorrer em simultâneo no Centro Português de Serigrafia e na Galeria Corrente d’ Arte. Após o período de produção de trabalhos, as séries de desenhos dos artistas estarão em exposição na Galeria Corrente d’Arte durante o mês de Fevereiro de 2012, e em Março de 2012 entrarão em circulação nas carruagens do Metropolitano de Lisboa, que para o efeito serão apropriadas como galerias para mostras individuais dos trabalhos de cada artista.
“Para o Centro Português de Serigrafia a participação neste projecto faz todo o sentido. Há nele uma tripla sintonia com a linha instituída para o CPS: proximidade da obra de arte ao público fruidor; valorização do múltiplo de arte, reforçando a importância da sua singularidade e utilização do experiente Atelier CPS de serigrafia e gravura enquanto espaço criativo de partilha com os artistas.” João Prates, Centro Português de Serigrafia


PROGRAMA
Residência no Centro Português de Serigrafia
3 a 28 de Janeiro de 2012
Rua dos Industriais, 6, 1249-023 Lisboa (Santos), Mapa: http://g.co/maps/b33xv
Residência Aberta ao Público na Galeria Corrente d’Arte
16 a 28 de Janeiro de 2012, de segunda a sábado, das 13h às 19h
Av. D. Carlos I, 109, 1200-648 Lisboa (Santos), Mapa: http://g.co/maps/d29g9
Exposição na Galeria Corrente d’Arte
16 de Janeiro a 29 de Fevereiro de 2012, de segunda a sábado, das 13h às 19h
Inauguração/Apresentação dos projectos dos artistas na Galeria Corrente d’Arte
quinta-feira, 9 de Fevereiro, às 18.30h
Av. D. Carlos I, 109, 1200-648 Lisboa (Santos), Mapa: http://g.co/maps/d29g9
Mostra de trabalhos nas carrugens do Metropolitano de Lisboa
5 – 19 de Março de 2012
Mostra de intervenções em ‘lugares perdidos’ nas estações do Metropolitano de Lisboa
5 – 31 de Março de 2012

INTERFERÊNCIAS – MOSTRA PÚBLICA DE ARTE é uma intromissão no quotidiano da população dos centros urbanos. Pretende levar ao grande público arte contemporânea através da apropriação de espaços públicos / “não-lugares” e meios associados à comunicação de massas. Os seus eventos assumem, por isso, um carácter generalista, gratuito e massivo.